– Não beba com o estômago vazio ou com a glicemia (açúcar no sangue) baixa. Se você optar por beber, sempre o faça após a ingestão de algum alimento. Isto é especialmente importante para aqueles que usam insulina ou medicações orais que estimulam a secreção de insulina, como (Glibenclamida, Gliclazida, Prandin), que diminuem a glicose no sangue.
– O álcool pode diminuir a sua aderência em permanecer com uma alimentação saudável. Não substitua o alimento de seu plano alimentar pelo álcool.
– Use sempre uma identificação que indique que você tem diabetes.
– Beba a sua bebida lentamente para saboreá-la e fazê-la durar.
– Tenha uma bebida de zero calorias ao seu lado para manter-se hidratado, tais como água ou chá gelado.
– Verifique sempre a quantidade de álcool da bebida, algumas tem uma quantidade muito maior de álcool, além de serem mais calóricas.
– Para bebidas mistas, escolha componentes sem calorias como refrigerante diet, água tônica diet ou água.
– Não dirija ou planeje dirigir por várias horas depois de beber álcool.
– O álcool pode causar hipoglicemia pouco depois e até 24 horas após beber.
– Verifique a sua glicemia (glicemia capilar / ponta de dedo) antes de beber, enquanto você bebe e por até 24 horas depois. Você também deve verificar a glicose no sangue antes de ir para a cama para se certificar de que ela está em um nível seguro – entre 100 e 140 mg /dL. Se estiver baixa, coma algo para aumentar o açúcar (glicose) no sangue.
– Os sintomas de excesso de álcool (embriaguez) e hipoglicemia podem ser semelhantes – sonolência, tontura e desorientação. As pessoas ao seu redor podem confundir hipoglicemia com embriaguez, e dessa forma podem não lhe dar a devida assistência e tratamento. A melhor maneira de obter a ajuda que você precisa se você estiver com hipoglicemia (açúcar baixo no sangue) é sempre usar uma identificação que diz “eu tenho diabetes.”
