o que é hipoglicemia?

Hipoglicemia é a baixa de GLICOSE (açúcar) no sangue (abaixo de 70 mg/dl).

Ela é mais frequente nos pacientes que usam INSULINA ou HIPOGLICEMIANTES ORAIS que aumentam a secreção de insulina (ex. sulfoniuréias – gliclazida, glibenclamida).

Os sinais da HIPOGLICEMIA são dicas importantes para uma ação preventiva e eles podem variar de pessoa para pessoa. 

A hipoglicemia pode causar tremores, fraqueza, sensação de fome, irritabilidade, e em casos mais graves confusão mental, convulsão e perda da consciência.

Algumas pessoas, principalmente as que apresentam muitos episódios de hipoglicemia, podem não apresentar nenhum sintoma, o que pode ser muito perigoso, já que não percebem que estão com a glicemia (AÇUCAR) baixa no sangue e, portanto, não se alimentam. O primeiro sintoma pode já ser mais grave, como a convulsão ou coma.

A hipoglicemia pode ocorrer após longos períodos sem se alimentar ou por doses excessivas de medicação. Por isso, a ocorrência de hipoglicemias, principalmente se constantes ou graves, deve ser sempre comunicada ao seu ENDOCRINOLOGISTA.

Episódios de hipoglicemia podem ocorrer também durante a prática de exercícios físicos. É recomendado que pacientes que usam insulina ou medicações orais que estimulam a liberação de insulina (ex. gliclazida e glibenclamida) ingiram CARBOIDRATO antes do exercício físico se a GLICEMIA CAPILAR(ponta de dedo) estiver <100mg/dl.

A única maneira de ter certeza que suas taxas de glicose estão muito baixas é checá-las com o GLICOSÍMETRO. Entretanto, se você está com sintomas de hipoglicemia e não tem condições de fazer a medição imediatamente, faça o TRATAMENTO – garantir a segurança é a prioridade neste momento.

Ter uma identificação médica sempre com você pode ser muito útil no caso de um episódio grave de HIPOGLICEMIA, de um acidente ou outra emergência. O acessório informa que você tem DIABETES, se usa insulina ou não e se é alérgico a algum medicamento.

Beijos.