A Nutrologia é a especialidade médica que estudará, pesquisará e avaliará os malefícios decorrentes da ingestão ou déficit de um determinado nutriente(macro ou micronutriente). Além dos benefícios para a saúde devido a ingestão adequada, equilibrada de nutrientes. Por ser uma especialidade médica, engloba o diagnóstico de doenças Nutricionais, ou seja, doenças decorrentes de alteração em algum nutriente.
Baseado nessa premissa, a Nutrologia aplica esse conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso de nutrientes.
O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas com os nutrientes permitem ao médico Nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma vida saudável, com melhor qualidade de vida.
Nossa abrangência engloba:
- O diagnóstico e tratamento das doenças nutricionais (que incluem as doenças nutroneurometabólicas de alta prevalência nos dias de hoje como a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus), utilizando de todo um arsenal propedêutico (investigativo) e terapêutico: solicitação e avaliação de exames complementares, prescrição de medicações, vitaminas, minerais, ácidos graxos, antioxidantes, quando necessários.
- A identificação de possíveis “erros” alimentares, hábitos errôneos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, já que as interrelações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos são complexas, podendo levar ao padecimento do organismo.
- O esclarecimento ao paciente, de que existem doenças nutricionais, decorrentes de alterações nos nutrientes. Desde condições mais simples, como anemia ferropriva e carência de vitamina A, até condições mais complexas, como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, vários tipos de câncer, anorexia nervosa, osteoporose. Elucidar para o paciente quais são as substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos, de modo que ele mesmo saiba fazer as suas escolhas alimentares para viver mais e melhor.
- Tratamento de pacientes gravemente enfermos ou internados em hospitais, a fim de se combater a desnutrição principalmente intra-hospitalar.
Baseado nisso, em quais estabelecimentos um médico Nutrólogo poderia atuar? Em quais áreas poderia adentar?
Para fins didáticos, prefiro subdividir a Nutrologia em Nutrologia clínica e Nutrologia Hospitalar.
O Nutrólogo que atua em Nutrologia clínica geralmente exerce suas atividades dentro de serviços ambulatoriais/consultório, atendendo situações que não necessitam de intervenção emergencial. Ex: médico Nutrólogo que trabalha com obesidade em ambulatório no sistema público ou em consultório privado. Eu sou um Nutrólogo clínico.
Já a Nutrologia hospitalar, como o próprio nome diz, englobará atuações dentro do âmbito hospitalar. Ou seja, pacientes internados em enfermarias ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Nutrologia hospitalar geralmente utiliza dentro do seu arsenal terapêutico, de fórmulas enterais (via sonda ou gastrostomia/jejunoostomia) ou formulações parenterais (via endovenosa).
O nutrólogo titulado pode atuar nas duas frentes, mas no Brasil infelizmente a maioria dos Nutrólogos atuam só na parte clínica, o que ocasiona uma deficiência de Nutrólogos dentro do âmbito hospitalar. Com isso o suporte nutricional de pacientes, fica limitado à supervisão de nutricionistas e que muitas vezes não possuem voz ativa em enfermarias e dentro de CTIs. É imprescindível que o número de nutrólogos atuantes nessa área cresça. Até porque temos pouquíssimos Serviços de Residência Médica em Nutrologia e Serviços de Nutrologia que ofereçam estágio com carga horária adequada (2880h/anuais).
Dentre as áreas que o Nutrólogo pode atuar, além da hospitalar temos:
- Nutrologia pediátrica
- Nutrologia geriátrica
- Nutrologia esportiva
- Nutrologia oncológica
- Nutroterapia no paciente cirúrgico
- Nutroterapia materno-fetal
- Nutroterapia de doenças hepáticas,
- Nutroterapia de doenças gastrintestinais,
- Nutroterapia de doenças renais,
- Nutroterapia de doenças pulmonares,
- Nutroterapia de doenças cardíacas e vasculares,
- Nutroterapia de doenças neurológicas,
- Nutroterapia de doenças reumatológicas,
- Nutroterapia de doenças osteomusculares,
- Nutroterapia de doenças ginecológicas,
- Nutroterapia de doenças hematológicas,
- Nutroterapia de doenças alérgicas.
Ou seja, o Nutrólogo pode atuar em todas as áreas da medicina, já que existe uma interface entre a maioria das doenças e aspectos nutricionais.
